English     Español
 
 
     Inicial    |  Sobre    |  Áreas    |  Conhecimento    |  Contato     
       
 

Opiniões, idéias e pontos de vista

 
 

Conhecimento

 

Clique nos hiperlinks abaixo para conhecer algumas de nossas opiniões, idéias e pontos de vista sobre assuntos controversos.

 

Opiniões, idéias e pontos de vista

Nível de estabilidade da taxa de câmbio Real-Dólar

 

A imprensa é cheia de comentários infundados sobre a taxa de câmbio. Também é comum que especialistas, quer seja de bancos ou do governo, permeiem sua análise muito mais com impressões, subjetividades e desejos do que com alguma análise que procura avaliar o verdadeiro valor da taxa de câmbio. Procuramos sair um pouco da discussão comum encontrada nos meios de comunicação para tentar identificar a verdadeira taxa de câmbio real/dólar.

 

Para saber mais, entre em contato conosco.

   

Sobre a concentração de distribuidores na indústria farmacêutica

 

Há uma impressão geral no mercado farmacêutico de que os distribuidores de medicamentos estão se consolidando. Entretanto, de acordo com nossos estudos, desde 2001 tem havido uma concentração muito pequena (para não dizer que não há), com alterações especialmente nos 3 maiores playears Santa Cruz, Panarello e Profarma.  Há dois motivos importantes para a não concentração: há pouco ganho de escala no segmento de distribuição de medicamentos e, nas regiões mais afastadas, o transporte e distribuição são feitos em conjunto.

 

Para saber mais, entre em contato conosco.

   

Prêmio de risco histórico do mercado brasileiro

 

O prêmio de risco é sempre um assunto controverso. Com exceção dos EUA, a teoria mais clássica quase nunca funciona exatamente como o esperado. Por exemplo, o período no qual o prêmio de risco é avaliado altera fundamentalmente a mesmo. Isso acontece por dois motivos pelo menos: (a) diferentes períodos requerem ou sugerem prêmios diferentes simplesmente porque o mercado tem percepções diferentes sobre o risco e (b) a característica estocástica do comportamento dos mercados de renda variável faz com que o período de análise tenha um impacto significativo no prêmio de risco. Utilizamos um método que avalia o prêmio de risco desconsiderando os efeitos temporais que afetam o mesmo.

 

Para saber mais, entre em contato conosco.

   

Preços definidos de forma científica (otimização de preços)

 

Cada vez mais preços no varejo estão sendo definidos de forma mais científica. Usualmente preços são definidos pelo gerente da loja, mesmo em grandes redes de varejo. É comum se encontrar preços diferentes em lojas muito próximas porque os gerentes de ambas as lojas possuem percepções diferentes sobre os mesmos. Mais difícil do que isso é definir quando um desconto deve ser oferecido e por quanto tempo de modo que seu lucro seja máximo. Uma das formas de se fazer isso é avaliar informações históricas de comportamento do consumidor e do consumo para se definir o melhor preço em um determinado dia em uma determinada loja. Esse tipo de metodologia pode aumentar a margem operacional de vendas em 10% aproximadamente. Uma das coisas que podem ser feitas é se definir o preço de produtos de acordo com produtos concorrentes (ou seja, como o preço de um produto concorrente afeta a demanda) e uma outra é se definir preços de produtos complementares.

 

Para saber mais, entre em contato conosco.

Arquitetura logística imuniza

 

Durante o II Seminário Fiesp de Logística, realizado neste mês em São Paulo, evidenciou-se que projetos logisticamente semelhantes operam com soluções logísticas bem distintas. Exemplo? Os projetos Ferro Carajás e o Soja Centro Oeste. Ambos com custos de produção competitivos e voltados principalmente para exportação; ambos necessitam de portos eficientes; de transportes com fretes reduzidos, tanto marítimo como terrestre.

 

Leia mais

Competitive sugar or competitive currencies?

 

Having served as Director of Strategy for Saint Louis Sucre for over 20 years, Patrick Chatenay gained valuable experience in the sugar and ethanol industry world-wide. In particular, he was closely involved with operations in France, Spain, Brazil and Chile. Agricultural and trade regulations, both domestic and international are key factors in the industry’s development, and Patrick continues to carefully monitor their evolution. It is in this context that he comments upon World Trade Organization multilateral liberalization efforts. Currently, he is available to advise firms interested in the strategic analysis of the sugar and ethanol industry.

 

Leia mais

 

 

Solicite

Para detalhes adicionais sobre qualquer documento, entre em contato conosco

 

Links

Conheça algumas bases de dados importantes

 

 
   Termos de Uso    Mapa do Site     ©2005-13 Verax Consultoria e Projetos Ltda.